004) The Clash- London Calling (1979)

Artista: The Clash
Disco: London Calling (1979)
Design: Ray Lowry
Fotografia: Pennie Smith


O The Clash sempre teve consciência do valor do impacto visual no rock. Afinal de contas, estilo era o motor do punk inglês e, ainda que a banda não fosse espalhafatosa e provocadora como os Sex Pistols, o Clash cuidava de detalhes como signos, bottons, chapéus, cintos e cabelos besuntados com brilhantina desde suas primeiras fotos publicitárias. O "assalto" estético propagado pelo punk era fundamental no plano de dominação que a banda pretendia aplicar nos Estados Unidos. Antes de London Calling, havia a fúria punk de The Clash (1977), cuja selvageria tratava da recessão econômica e do caos social que atacava a Inglaterra. O som de rock clássico de Give’em Enough Rope (1978) tampouco foi suficiente para conquistar o público americano — entrou na modestíssima posição 128 da parada em abril de 1979 — e a CBS franzia a testa preocupada com o poder de alcance de sua aposta, cujo contrato estipulara cifras inéditas para o mundo punk. O primeiro sinal de que as correntes do estilo e a barreira americana poderiam ser rompidas veio em junho de 1978 com o reggae-dub ‘White Man in Hammersmith Palais’. Ao menos os integrantes do Clash acreditavam firmemente em sua internacionalização. Em sua primeira turnê americana, Pearl Harbor’79, no início daquele ano, o The Clash escolheu nomes como Sam & Dave, Bo Diddley e Screamin’ Jay Hawkins para a abertura de seus shows, tática do tipo "política da boa vizinhança", mas que também revelava o fascínio pelas raízes e pelas lendas do rock’n’roll que apareceria em London Calling. Na segunda turnê pelos Estados Unidos, no mesmo ano, o The Clash embarcou da Inglaterra ao lado da fotógrafa Pennie Smith e do designer Ray Lowry, para documentar as apresentações e, depois, criar a arte do próximo disco. A foto que se tornou uma das capas de disco mais conhecidas da música pop, foi tirada durante uma apresentação do The Clash no Palladium Theater, em Nova York, no dia 21 de setembro. O show transcorria bem (na concepção punk do termo), mas o baixista Paul Simonon irritava-se cada vez mais, possivelmente por causa do som de seu instrumento que ouvia pelas caixas de retorno. Smith percebeu a ira do baixista e passou a acompanhar seus movimentos. Foi então que, com fumaça saindo pelas ventas, Simonon ergueu o contrabaixo acima da cabeça e o arremessou, espatifando-o contra o chão. Próxima da cena, Smith não temeu ser atingida por um naco do instrumento e clicou. Confiante de que conseguira uma boa foto, ela revelou o filme, mas decepcionou-se em seguida: a imagem de Simonon não tinha foco. O vocalista Joe Strummer contudo, afirmou categoricamente que aquela seria a capa do disco, não arredando pé nem mesmo diante dos argumentos técnicos da fotógrafa. Depois de ampliada, Smith percebeu que realmente havia registrado uma imagem poderosa. A superação da crise de identidade, o rompimento com as limitações sonoras e estéticas, a gana de abrir outras portas para o rock e um novo mercado para si próprio — o Clash tinha nas mãos um instantâneo que espelhava as mudanças detonadas com London Calling. No departamento de arte da gravadora CBS, em Londres, Ray Lowry utilizou a mesma tipografia do disco de estréia de Elvis Presley, em verde e rosa, com a idéia de que London Calling tornava o rock novamente perigoso, como ele havia sido em meados dos anos 50. Strummer e Mick Jones, os líderes da banda, ganharam espaço somente na contracapa, mas não reclamaram. London Calling expandia não somente o som do Clash para o reggae, o rockabilly, o jazz e o r&b como também levava "fisicamente" o grupo para a América e seu caos de informações e misturas culturais. O título puxava os holofotes do mundo pop de volta para a capital inglesa, só para ganhar as credênciais e pisar no solo americano. Definitivamente, o Clash não estava mais entediado com os EUA, como cantara no disco de estréia. Apesar de duplo, London Calling foi vendido a preço de LP simples e teve excelente aceitação nos EUA, chegando ao 27º posto da parada no início de 1980. (Fonte: Bizz)


The Clash- London Calling



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